Fórmula SOMASE e SOMASES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fórmula SOMASE e SOMASES

Mensagem  KDU em Ter Ago 23, 2011 11:27 pm

Olá, Pessoal.

Seguinte, hoje vamos falar sobre uma fórmula aparentemente fácil, mas na hora de aplicar se torna complicado.

Vou atender o pedido da Rafhaela, que começou a mexer com Excel e tem que bater de frente com esta fórmula todos os dias.

Podemos começar ?

SOMASE

Sintaxe
SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])

> Intervalo -- Aqui é sua matriz. Ou seja, a coluna que você vai utilizar para comparar.

> Critérios -- Aqui é o critério de comparação com a sua base com uma outra que você precisa consolidar as informações.

> Intervalo da Soma --- É a coluna aonde tem valores numéricos. É a coluna que vou SOMAR os valores. Esta fórmula desconsidera tudo que for texto. OK ? Estou falando isto porque se nesta coluna o número estiver como texto não vai somar.

Vamos olhar o print. Parece confuso, mas não é. Eu deixei ele num único print pra ficar fácil a visualização.

Primeiro eu tenho um banco de dados. Lá fica marcado o que o Nome do Vendedor, o Produto e a Quantidade.

Abaixo é um consolidado.
Eu preciso saber o quanto o total de vendas de cada vendedor.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Até aqui tudo bem ?

Dúvidas entre em contato neste tópico mesmo. Se for preciso fazemos uma vídeo-aula sem problemas.

Agora se você já dominou esta formula vamos passar para o SOMASES.

SOMASES

Esta fórmula segue os mesmos padrões que você aprendeu a cima. Quero comparar algo para trazer o resultado.
Mas as vezes, você precisa comparar um "algo mais".

Vamos usar a mesma tabela, mas com uma história diferente.

Agora você precisa somar as vendas de cada um por produto, afinal cada produto tem uma comissão diferente.

Exemplo: O Carlos, vendeu Tantas Maças e Tantas Peras. OK

Sintaxe da SOMASES

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, ,[intervalo_critérios2], [critérios2], …)

Notem que mudou o formato que você monta a fórmula !!!!!

> intervalo_soma - é a coluna que tem o valor numérico, pra você somar.

> intervalo_critérios1 - é a matriz, ou a coluna que você tem no banco de dados que você vai comparar com a base consolidada.

critérios1 - este é o critério do seu Consolidado, Exemplo: Carlos

Daqui pra frente você monta mais um critério de comparação. Lembra não basta saber o quanto eles venderam eu preciso separar o que é maça e pera.

> [intervalo_critérios2] - aqui eu acrescentei mais uma comparação do Banco de dados.

> [critérios2] - aqui é o segundo critério de comparação do meu banco de dados com o meu consolidado.

Caso tenha mais um critério, vamos supor que vc precisa comparar a data, tudo bem, basta repetir o processo, ai fica intervalo_critério 3 com critério 3 e vai embora.

Vamos ao print.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Noooossa agora confundiu tudo !!!!

Calma...

Aqui eu só montei a fórmula contando o total de maça, depois você precisa aplicar a mesma fórmula para conta a pera.

Então ficou assim,

Somase ( quantidade ; vendedor ; Carlos ; Produto ; Maça ) Traduzindo a fórmula.

Acredito que esta ficou um pouquinho mais complicada, olhando assim, mas não.

Ainda assim vou deixar um link pra você baixar este arquivo e ver a fórmula pronta no Excel.

Código:
http://www.megaupload.com/?d=3SRP28GU

Dúvidas ???

KDU
Admin

http://excel.queroforum.net

Duvida

Mensagem  lorenalobo em Ter Jan 29, 2013 11:38 am

Ola,
em cima desta mesma logica gostaria de saber como verificar a média desta soma.
Atc. Lorena

lorenalobo

MÉDIASES

Mensagem  KDU em Dom Abr 07, 2013 4:21 am

Lorena,

Neste caso basta usar a Fórmula MédiaSe

O critério é praticamente o mesmo.

Primeiro você seleciona a coluna que vai utilizar como média; Em seguida você utiliza os critérios, 1, 2 , 3 ;

Sintaxe é esta;

MÉDIASES(intervalo_média, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2].....)

KDU
Admin

http://excel.queroforum.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: